8 benefícios de ter um plano de saúde na sua empresa

71,5% dos brasileiros dependem do SUS para tratamento

Publicado às 28/07/21 09:35

A pandemia do coronavírus trouxe à tona um fato importante: para quem tem condições, ter um plano de saúde é imprescindível. Com o SUS (Sistema Único de Saúde) sobrecarregado, ter a possibilidade de utilizar serviços médicos particulares faz diferença para quem precisa de atendimento rápido.

Os cuidados com a saúde sempre foram importantes, mas a situação durante a pandemia ressignificou os interesses dos agentes do mercado. A tendência de crescimento de estabelecimentos que pensam na saúde da equipe tem crescido exponencialmente.

Em setembro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pesquisa apontando que 71,5% dos brasileiros dependem do SUS para tratamento. Esse percentual é equivalente a mais de 150 milhões de pessoas.

Por que as empresas devem oferecer plano de saúde

O assunto saúde está sempre em destaque e é quase sempre delicado. Muitas vezes, os indivíduos negligenciam cuidados devido ao acesso restrito que têm a atendimentos de qualidade, com isso, as ações de se automedicar e adiar a ida aos médicos se tornou um hábito recorrente da população.

E qual é o papel da empresa em tudo isso?

A partir do momento que a organização se compromete a oferecer planos de saúde para funcionários, ela mostra preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. Além disso, passa um vetor de conscientização de que o bom trabalho deles depende diretamente do bom funcionamento do próprio corpo.

O colaborador tem muito a ganhar com um plano de saúde oferecido pela empresa. No entanto, os benefícios não se restringem a ele.

Para o funcionário, o plano de saúde coletivo pode ser um atrativo na hora de aceitar a vaga. Para os empresários, os benefícios vão desde a fidelização dos funcionários até vantagens financeiras para a empresa.

Para ajudá-lo a entender por que o plano saúde é tão importante, aqui estão os oito principais motivos para escolher benefícios médicos:

#1 - Custo-benefício é menor

Sabemos que, com o empreendimento, aparecem os impostos, portanto, um plano de saúde empresarial é um tipo de incentivo fiscal que minimiza os custos operacionais da sua instituição.

A empresa que fornece plano de saúde coletivo pode declarar todos os gastos que teve com esses serviços, desde que sejam comprovados na declaração do Imposto de Renda. Não há teto para esses gastos, então o empresário poderá declarar tudo o que foi gasto no ano com o benefício.

#2 - Reter é mais barato do que contratar

O plano de saúde tende a ser um dos benefícios mais valorizados pelos trabalhadores, afinal, a concorrência no mercado, os pacotes de benefícios vêm recebendo um peso cada vez maior na atração de talentos para uma empresa. O plano de saúde é o destaque entre o que as empresas oferecem para contratar e reter funcionários.

A manutenção de um funcionário já adaptado e trabalhando bem na empresa é muito mais barata do que a prospecção de novos profissionais para o time.

A empresa também deixa de gastar com treinamentos, integração e eventuais mudanças trazidas com a contratação de um novo membro para a equipe. Além disso, a satisfação do colaborador influencia em sua decisão de permanecer ou deixar a empresa.

#3 - Menor índice de abstenção

Um dos maiores responsáveis por afastamentos, absenteísmo e turnover são justamente os problemas de saúde. Colaboradores que não contam com um plano de saúde geralmente precisam faltar para realizar consultas e tratamentos na rede pública de saúde, que tem atendimentos bem mais lentos que o setor privado.

Funcionários que se cuidam têm menos problemas de saúde e, consequentemente, faltam menos ao serviço. Oferecer um plano coletivo estimula os colaboradores a buscarem atendimento e tratamento médico com mais rapidez, fortalecendo a equipe de trabalho.

#4 - Garantia de proteção e segurança da saúde do funcionário

Temos a triste realidade do sistema público de saúde no Brasil. Conseguir consultas através do SUS pode demorar meses, e a falta de equipamentos e profissionais acaba nos empurrando para o setor privado. Isso acaba se tornando um motivo de grande preocupação para o funcionário.

Serviços médicos em hospitais e clínicas particulares não têm preços tão acessíveis e, se você não tem um plano de saúde, acaba tendo que arcar com altas despesas se surgir alguma doença ou problema de saúde que não estava previsto.

Para garantir tranquilidade também nesses momentos, os planos de saúde oferecem acompanhamento e atendimento em qualquer hora do dia.

Funcionários assegurados por um plano de saúde estão mais protegidos contra o desenvolvimento de doenças crônicas e agudas, já que criam o hábito de visitar médicos e tratar sintomas com uma frequência maior.

#5 - Bem estar do funcionário

Falando em preocupação, ela é uma das principais responsáveis por tirar o foco das pessoas. Se ela está ligada à saúde, o problema parece aumentar, não é mesmo?

A partir do momento que a organização se compromete a oferecer planos de saúde para funcionários, ela mostra preocupação com o bem estar de seus colaboradores. Além disso, passa um vetor de conscientização de que o bom trabalho deles depende diretamente do bom funcionamento do próprio corpo.

#6 - Dependentes felizes

Assim como para os colaboradores, o plano de saúde garante a saúde dos dependentes. Por exemplo, filhos e idosos, normalmente, são os que mais aproveitam o serviço médico. Por também serem amparados, eles se protegem de doenças e consequentemente evitam a preocupação dos familiares no ambiente de trabalho.

Trabalhadores que cuidam da prevenção da saúde correm menos risco de adoecer e desfalcar o processo produtivo da empresa, além de trabalharem mais satisfeitos sabendo que não apenas a sua saúde, mas a de sua família, está em boas mãos.

#7 - Aumento da produtividade

Funcionários que têm sua saúde e seu bem estar assegurados pela oferta de um plano de saúde têm menos motivos para se afastar por doenças. Colaboradores saudáveis produzem mais. Dessa forma, se a empresa investe em um plano de saúde para funcionários, a equipe conseguirá ter mais proatividade.

Conceder um plano de saúde é, em primeiro lugar, uma valorização do trabalho dos funcionários. Aí está a origem do aumento de produtividade dos recursos humanos. Normalmente, depois de colocar o benefício em prática, nota-se em curto prazo o aumento na satisfação e frequência no local de trabalho por parte dos colaboradores.

Ter funcionários motivados e satisfeitos, além de aprimorar os processos de trabalho, incentiva a permanência de bons profissionais.

#8 - Prevenção e previsibilidade

Ninguém quer que ninguém adoeça e a ideia é não esperar que o trabalhador adoeça para oferecer assistência e sim oferecer cuidados antes para evitar doenças que podem levar à afastamentos.

Engana-se quem pensa que a única vantagem de ter um plano de saúde é contar com  suporte quando surge uma doença. Ou então quando ocorre um acidente inesperado. Mais do que isso, ter um plano de saúde é uma das principais medidas para as pessoas que desejam prevenir doenças futuras. Afinal, o plano é o passaporte para a realização de consultas de rotina preventivas.

Ter a certeza de que terá assistência quando precisar é, certamente, uma das principais vantagens de contar com um plano de saúde empresarial.

A Múltipla Representações Empresariais oferece as melhores opções para contratação de plano de saúde empresarial, que melhor atendem às suas necessidades. Para tanto, nossos profissionais são especializados, legalmente habilitados que estão preparados para atender sua empresa de forma segura e assertiva.

Atuamos nos mais diversos segmentos do mercado e comercializamos planos de saúde onde a sua empresa, funcionários e familiares saem ganhando com esse ótimo custo-benefício.

Quer saber mais sobre o assunto e contratar um plano ideal para sua empresa?

Entre em contato agora mesmo e faça a sua cotação: (67) 2525-0691 ou  https://multiplabeneficio.com.br